sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Aos cinéfilos de plantão: Cinema Paradiso


Não há palavras para qualificar “Cinema Paradiso”. Um filme espetacular de 1988, ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro, vencedor do grande prêmio do júri do festival de Cannes e do Globo de ouro de melhor filme estrangeiro. Não que eu soubesse disso na época, eu havia assistido ainda era muito novo, acho que tinha uns 12 anos, e não tinha ainda a percepção das coisas magníficas, maravilhosas. Ontem assisti novamente, com um certo receio até, pois eu não lembrava muita coisa, mas sempre dizia pra mim mesmo que era um filme bom. Bom? Mas eu não lembrava de nada?!?! E ainda não sabia que ele tinha ganho todos esses prêmios. E também que diferença ia fazer? Há tantos filmes premiadíssimos que achei horríveis! Lá fui eu, cheio de desconfiança assistir novamente, com medo de me decepcionar. E qual não foi a minha surpresa, que digo com toda certeza que ao lado de Patch Adams, com Robbin Williams, Cinema Paradiso foi o melhor filme que já assisti em minha vida. Um filme que trata a vida como ela realmente é! Cheia de imprevistos, imprevisibilidade, sofrimento na maior parte do tempo e por fim, termina sempre imperfeitamente. Já parou pra pensar como nada é do jeito que nós planejamos? Então, se você gosta de se emocionar com coisas cotidianas, verdadeiras, sublimes, simples... assista Cinema Paradiso. Ah... não esqueça o lenço!

Nenhum comentário: